quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Livro: O Livro das Coisas Perdidas - John Connolly



Titulo OriginalThe Book of Lost Things
Autor: John Connolly
EditoraBertrand Brasil   
Era uma vez… sim, são com essas três palavrinhas tão conhecidas por nós (depois de “estou com fome”) que o maravilhoso livro de Connolly se inicia.  Situado inicialmente na Londres da segunda guerra mundial, O Livro das Coisas Perdidas fala sobre a história de David, um garotinho de 12 anos o qual acabara de perder a mãe, vítima de uma doença fatal. David acaba morando só com o pai, o que não dura muito, pois seu pai conhece uma moça chamada Rose e acabam tendo um filho juntos. O relacionamento entre David e Rose não é um dos melhores; com a chegada do meio irmão, David começa a apresentar um comportamento diferente, pois já havia perdido a mãe, e agora a atenção do pai estava totalmente voltada ao recém-nascido.
Enquanto a mãe de David ainda era viva, dizia que as histórias também viviam, e conseguimos perceber isso com clareza no desenrolar da narrativa, pois na noite do primeiro ataque aéreo em Londres na Segunda Guerra Mundial, David é levado ao mundo dos livros. A história começa a nos transportar a um reino encantado, junto com David, o qual fora levado àquele lugar sem ao menos saber como chegou e muito menos como sairia. Naquele reino e na busca de algo que o levasse de volta para casa, David conhece inúmeras criaturas, tanto as que queriam lhe ajudar, como as que dariam tudo para, literalmente, comê-lo vivo.
Entre os personagens bons e que estão a fim de ajuda-lo nessa jornada inesperada (alô, Bilbo Baggins!), temos o Lenhador e Rolando (um cavaleiro em busca de seu fiel companheiro) e os anões da Branca de Neve. Já no lado negro da força, o Homem Torto é quem ganha o troféu de vilão do livro, o qual se parece demais com Rumpelstiltskin. Cria-se uma relação de amor e ódio ao longo do livro em cima do Homem Torto, é incrível.
Acho que este foi um dos melhores livros que já li até hoje. Ele definitivamente NÃO é um livro infantil: ele carrega um pouco da essência dos contos de fadas originais. Há cenas violentas de morte, mas apesar disso, trata de amor, lealdade e mostra que há pessoas que se arriscariam para nos salvar. Eu o li do início ao fim interpretando como uma grande metáfora pra nossa vida.
É um livro lindo, com um final singelo e extremamente emocionante. O Livro das Coisas Perdidas nos mostra que “as coisas mais importantes na vida não são coisas”.
Espero que gostem da leitura!

Resenha publicada por mim também no blog Ansiedade Monstra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário