sábado, 28 de fevereiro de 2015

Persépolis - Marjane Satrapi

 "Essa é a grande história. Marjani herdou tudo isso, e fez o primeiro álbum de história em quadrinhos iraniano"  

Autora: Marjane Satrapi
Companhia das Letras
Páginas: 352
Ano: 2007
A autora
 Persépolis é uma autobiografia em forma de HQ. Marjane Satrapi conta a própria vida a partir dos 10 anos, quando foi obrigada a usar o véu islâmico (e estudava numa sala só de garotas). Sua família sempre muito crítica e politizada nunca privou Marjane de saber o que realmente estava acontecendo; em 1979 a revolução no Oriente Médio revirou vidas e o cotidiano do povo iraniano, uma vez que o regime xiita entrou em vigor adicionando assim mais uma história de opressão ao povo persa. 
 
Marjane dividida

Então, até os 10 anos, Marjane estava acostumada com uma escola laica e francesa, uma sala mista (meninos e meninas) e à liberdade dada pela ausência do véu, e com o passar da história, vamos vivendo com Marjane (ainda que mentalmente algo do passado) sua trajetória quais decisões tomaria levando em conta o estado da sociedade na qual vivia. 

 
Tudo teria sido mais difícil se seus pais fossem tradicionalistas e rígidos; entretanto, não satisfeitos com toda aquela situação e o risco que sua filha corria, a decisão tomada foi manda-la para a Áustria, a fim de mantê-la distante de todo aquele conflito. E agora? Como agiria Marjane num país completamente desconhecido? E ainda por cima, sozinha, sem saber a língua local, etc. Percebemos que ela consegue adaptar-se a nova morada, mas não por muito tempo. Sente novamente o sentimento de não pertencimento, começa a lembrar de que aquela não era a verdadeira Marjane. 
  

Várias referências ao mundo pop na HQ


O assédio independe da roupa

Persépolis é uma verdadeira obra crítica, com momentos descontraídos, mas nos mostrando a realidade que muitos de nós ou desconhecemos, ou fingimos não conhecer; ver a sociedade iraniana pela perspectiva de uma mulher que nasceu e presenciou conflitos reais muda bastante nosso jeito de olhar algumas coisas. A qualidade desta HQ é incrível. Ela não é mais uma história em quadrinhos. Ela é uma AULA de história, contada em quadrinhos.
  


 
Ps: Persépolis foi adaptada para o cinema em 2007, e virou uma animação francesa escrito e dirigido por Satrapi e Vincent Paronnaud. Foi indicado ao Oscar como melhor filme de animação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário